Ontem, no meu hospital, tive a honra de partilhar alguns pensamentos sobre “Liderança e Motivação de Equipas” no Dia Internacional do Enfermeiro.

Falei sobre a importância crucial da liderança nas profissões de saúde, especialmente na atualidade, onde enfrentamos desafios como a crescente procura por serviços de saúde, recursos limitados e as necessidades complexas dos doentes.

Discutimos as qualidades-chave de liderança que inspiram a motivação da equipa, incluindo a comunicação eficaz, inteligência emocional, liderar pelo exemplo e o fomento do trabalho em equipa e colaboração.

Partilhei também estratégias para melhorar a motivação das equipas de saúde, desde a celebração de conquistas e marcos, incentivando o desenvolvimento profissional, promovendo a colaboração e o trabalho em equipa, e empoderando dos profissionais através da tomada de decisão compartilhada e autonomia. A minha apresentação pode ser vista em baixo:

A minha gratidão vai para todos os enfermeiros incríveis que se juntaram à conferência e para a comunidade de enfermagem em geral. A vossa dedicação e empenho são verdadeiramente inspiradores.

Ontem foi um dia extraordinário de celebração, culminando com a assinatura de adendas aos contratos de 48 enfermeiros: 15 enfermeiros gestores e 33 enfermeiros especialistas.

Parabéns a todos! Uma palavra de extremo reconhecimento à Enfermeira Diretora do CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE. (CHUC), a Enf.ª Aurea Andrade.

No Dia Internacional do Enfermeiro e todos os dias, estou profundamente grato por tudo o que vocês fazem. Continuem a inspirar e a motivar uns aos outros na vossa jornada de liderança.