A AESE Business School organizou, em parceria com a Pfizer Portugal, uma sessão de apresentação e debate das conclusões preliminares do projeto PADIS Digital Healthcare. A sessão decorreu no dia 21 de Abril no auditório da AESE com transmissão online.

O PADIS Digital Healthcare tem o objetivo de analisar necessidades e soluções digitais ao longo da cadeia de valor de prestação de cuidados de saúde e da indústria farmacêutica. Durante o ano de 2020, foram realizadas duas reuniões de focus group com 17 pessoas de 14 instituições diferentes entre centros hospitalares públicos, hospitais privados, empresas de consultoria e de tecnologia do setor da saúde, assim como associações de estudantes de medicina e farmácia.

O Dr. Alexandre Lourenço, Presidente da APAH, referiu que para além da tecnologia e dos dados, existe depois um passo a dar no sentido de as políticas públicas de saúde serem baseadas em evidência e nos dados que a tecnologia fornece. No que concerne à contratualização de cuidados de saúde, partilhou práticas de outros países como a Alemanha que introduziu a prescrição de aplicações digitais e o caso da Holanda que introduziu programas de financiamento para novos modelos de prestação de cuidados, dando espaço para as organizações colaborarem e inovarem. Segundo o Dr. Alexandre Lourenço, a tecnologia vai ajudar-nos a reestruturar e humanizar os cuidados de saúde. A grande questão é a que velocidade o vamos conseguir fazer. Espera que num futuro próximo se consiga prestar cuidados fora dos hospitais, mais próximos das pessoas, mais ligados aos cuidados de saúde primários, mais ligados às farmácias e mais ligados os municípios.

Resumo da minha intervenção. O resumo completo da conferência pode ser encontrado on here

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *