O setor da saúde tem assistido, nos últimos anos, a uma rápida evolução e desenvolvimento em Portugal. Neste sentido, os gestores das instituições prestadoras de cuidados de saúde, dos setores público e privado, enfrentam, hoje e no futuro, múltiplos desafios para os quais devem estar preparados para responder da melhor forma.
A Pós-Graduação em Gestão de Instituições de Saúde tem como propósito responder a um dos principais desafios dos sistemas de saúde, que consiste na formação de quadros dirigentes que promovam uma melhor gestão, com acréscimo de eficiência na utilização dos recursos e de qualidade na prestação dos cuidados de saúde. Este programa de Pós-Graduação pretende, assim, desenvolver os conhecimentos e capacidades dos alunos de uma forma transversal, dotando-os de formação na área da gestão e economia, passando pelo direito, estratégia, recursos humanos, sistemas de informação, qualidade, marketing, entre outros, de forma aplicada ao setor da saúde e a todas as particularidades que a gestão de uma unidade de saúde exige.
Esta Pós-Graduação permite a atribuição da competência em gestão dos serviços de Saúde pela Ordem dos Médicos.
O programa decorre em formato presencial, o que é muito valioso em termos de participação, debate e networking entre os participantes. No entanto, e em face da situação de saúde pública vigente, todas as sessões serão transmitidas em Live Streaming para os participantes que circunstancialmente não possam assistir às aulas presencialmente.
OBJETIVOS
Dominar e implementar os princípios fundamentais da gestão estratégica e corrente em instituições de saúde;
Saber usar os instrumentos de apoio ao planeamento, organização, direção e controlo de gestão das instituições de saúde;
Saber liderar equipas e gerir os recursos disponíveis, nomeadamente humanos, tecnológicos e financeiros em instituições de saúde.